No mundo do day trade, é comum observar pessoas com altas qualificações, como advogados, médicos, dentistas, entre outros, tendo dificuldades em alcançar bons resultados nas operações na bolsa de valores. Isso levanta a pergunta: o que realmente está relacionado ao sucesso no day trade?
Muitas vezes, o foco no resultado final é negligenciado, pois o mercado financeiro cria a expectativa de ganhos rápidos e valores elevados, com promessas de liberdade de tempo e a tão sonhada independência financeira. No entanto, para alcançar esses objetivos, há um caminho a ser trilhado, e é aqui que a força de vontade entra em cena.
Em qualquer área, pessoas com maior determinação costumam alcançar resultados extraordinários. Existem inúmeros exemplos de indivíduos que, em algum momento, enfrentaram fracassos em suas carreiras. No entanto, ao serem expostos a ambientes onde a força de vontade era incentivada e treinada, conseguiram transformar suas trajetórias e obter sucesso. No day trade, essa realidade não é diferente. Quando bem treinados e movidos por uma forte força de vontade, os traders veem seus resultados aparecerem.
Esse conceito se assemelha a um famoso experimento psicológico realizado há alguns anos com crianças. Nesse estudo, elas eram colocadas diante de doces, com a promessa de que, se resistissem à tentação de comê-los, ganhariam uma recompensa maior no futuro. O estudo mostrou que aquelas que conseguiram esperar, movidas pela expectativa de um resultado final, tiveram um desempenho significativamente melhor.
No day trade, a lógica é semelhante. Traders que estabelecem metas claras, possuem controle emocional e estão motivados pela força de vontade colhem resultados positivos de forma consistente. Seus dias de operação tornam-se verdadeiros exemplos de sucesso, sempre equilibrando o ímpeto de operar com responsabilidade e autocontrole.
A força de vontade está diretamente relacionada ao retorno que esperamos. No caso do day trade, esse retorno é um resultado positivo. Muitos traders profissionais e consistentes desenvolvem esse controle e disciplina de maneira automática, como um processo natural. A força de vontade, afinal, nada mais é do que a capacidade de seguir rigorosamente um plano, mesmo quando os obstáculos surgem, sempre com os olhos no prêmio final. Isso pode ser comparado a um estudante de concurso público, que dedica horas aos estudos, visualizando sua futura aprovação e o exercício de sua função desejada.